Dia 00 – Partiu Aventura: Travessia Serra Fina – Uma das Trilhas Mais Desafiadoras do Brasil
Data da saída: 10 de Julho de 2025 (quinta-feira à noite)
Prepare-se para viver uma experiência épica em meio às montanhas.
Embarques programados:
21h00 – Shopping Estação
21h10 – Hotel Ouro Minas
21h25 – Terminal JK
21h30 – Praça Louis Ensch
21h50 – Terminal Rodoviário de Betim
A Travessia Serra Fina é famosa pelas paisagens de tirar o fôlego e pelo desafio de atravessar os pontos mais altos da Mantiqueira!
Reserve já sua vaga e venha superar seus limites com a gente!
•Dia 1: – 11/Julho/2025
•Distância: 12,5km
Após parada para café da manhã (Não incluso no pacote), seguimos para portaria do parque e os tramites de entrada. O primeiro dia iniciamos na Toca do Lobo. Cruzaremos um rio e iniciaremos uma longa subida entre arbustos até o alto do espigão. A partir deste ponto, desfrutaremos das magníficas vistas de vales e seu “cartão postal”, a dura subida para alcançar o Alto Capim Amarelo (27º mais alto pico do Brasil com 2.392m), exigindo muito esforço dos trekkers para vencer os quase mil metros de desnível e conquistar seu cume. Será o primeiro teste antes de adentrarmos pelos imensos vales e cristas mais remotos da Serra da Mantiqueira. Pausa no cume para descanso e para recuperar nossas energias. Todos prontos, seguiremos, por aproximadamente 2h30 hora até chegarmos no Maracanã, um pequeno platô onde montaremos nosso acampamento.
•Dia 2: – 12/Julho/2025
•Distância: 06km
O segundo dia, após nascer do sol e café da manhã (não incluso) deixar o acampameto e realizar ataque ao Pico do Tartarugão (18º mais alto pico do Brasil com 2.595m), vamos usar uma mochila pequena de ataque levar no mínimo 1 litro de água, a trilha é um misto de capim alto e trechos sem trilha, vamos caminhar 3,4km ida e volta para conquista deste majestoso pico, após o retornar, vamos realizar um lanche reforçado e desmontar acampamento e conquistar o cume da Pedra da Mina (4º mais alto pico do Brasil com 2.798m), Do alto de toda a Serra da Mantiqueira teremos o privilégio de contemplar o pôr do sol e visuais de 360° que impressionam pela imensidão do horizonte.
•Dia 3: – 13/Julho/2025
•Distância: 8,5km
O terceiro dia, após nascer do sol e café da manhã (não incluso), começamos atacando o Pico do Avião, tendo um visual incrível do Vale do Ruah. Passamos também pelo Morro do Cupim de Boi, com 2.543m e faremos uma parada estratégica no topo da crista do Cupim de Boi, de onde se tem visão privilegiada das formações rochosas do Parque Nacional do Itatiaia, entre elas a Serra das Prateleiras, o Pico das Agulhas Negras e o Morro do Couto. O nosso pernoite será no cume do Pico dos Três Estados (10º mais alto pico do Brasil com 2.665m), conquista de mais um cume de forte expressão que reúne três cristas distintas, cada uma vertente para um Estado, fazendo assim uma tríplice fronteira entre MG, SP e RJ.
•Dia 4: – 14/Julho/2025
•Distância: 09km
Amanhecer no Pico dos 3 Estados é sempre uma surpresa, exceto pela certeza de fortes correntes de vento que nos despertam para o último dia de travessia. Após o café (não incluso) e desfazer o acampamento, é hora de marchar pelo Alto dos Ivos, sem aclives tão acentuados e longos como os dias anteriores. Ainda sim o trajeto nos reserva muita serra, mata e campos de altitude. O trecho final perde bastante altitude até chegar ao Sitio do Pierre onde o transfer estará a nossa espera.
Fim das atividades;
Teremos parada para almojanta e banho;
•Retorno: 14/Julho/2025: 15h00 do fim da trilha.
OBS.: Os horários estabelecidos no roteiro e informados, são estimativas e podem sofrer alterações devido a fatores imprevistos, como condições climáticas, tráfego, ou outros imprevistos durante o trajeto. Embora nos empenhemos para cumprir o cronograma da melhor forma possível, é importante estar ciente de que ajustes podem ser necessários para garantir a segurança e o conforto de todos os participantes. Agradecemos pela compreensão e estamos à disposição para qualquer dúvida.